quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Nova vida na frente de ataque

Ontem perante as notícias que surgiam, da saída de Djaló e Postiga, corria em muitos Sportinguistas a esperança de ver chegar um novo reforço para o ataque no derradeiro dia, entre os quais eu me incluía. Embora tendo em conta a política de contratações do Sporting desta época, de apenas fazer bons negócios, e devido a não haver tempo para realizar esse "bom negócio" tive sempre em aberto a hipótese de ficarmos com o plantel como estava. Algo que acabou por se suceder.

Será uma catástrofe? Partimos para uma época apenas com um único Ponta-de-lança de raiz, é verdade. Mas com a permanência do Postiga, continuávamos apenas com um Ponta-de-lança de raíz, pelo menos para mim, que nunca o considerei como um avançado para jogar sozinho no meio dos centrais.
Tendo em conta o valor que o Sporting dispendeu em Ricky van Wolfswinkel, parece-me a mim lógico que este jogador seja uma aposta clara por parte do treinador. Tendo em conta os números apresentados por este jogador a época passada (15 golos na liga holandesa, 8 golos na Liga Europa), penso que se ele repetir esses números o Sporting estará bem servido. Tendo em conta que foram números obtidos num clube de meio da tabela, sem o caudal ofensivo do Sporting, parece-me plausível acreditar que ele pode repetir esses números.
Outro factor positivo, é para El dieguito Rubio que terá agora muito mais espaço para confirmar aquilo que mostrou o ano passado no Colo-Colo e nesta pré-época do Sporting. Não sendo ele um Ponta-de-lança puro, acredito que facilmente marcará mais golos que o Hélder Postiga marcou nas últimas épocas.
Por último temos Valeri Bojinov, longe de ser um Ponta-de-lança, é tal como Postiga um jogador de muita garra e entrega ao jogo, apresentando uma força e velocidade superiores. A saída de Yannick Djaló será igualmente uma grande vantagem para este jogador que também pode jogar nas alas, e penso que será o lugar mais adequado para ele neste esquema táctico de apenas 1 avançado. Mas se tiver que jogar como avançado, penso que no mínimo não ficaremos piores do que estávamos com o Postiga.
Há uma questão, que penso ter sido devidamente salvaguardada, que é o facto destes 2 jogadores que saíram, serem claras apostas do Treinador, podendo ele sentir-se desautorizado, ou que lhe tenham tirado pedras fundamentais. Visto que não foram vendidos por necessidade, como aconteceu com vários jogadores em Braga. Mas não creio que seja um grave problema.

O Sporting contratou há cerca de uma semana, um jogador às camadas jovens do Barcelona, que provavelmente passou despercebido a muitos, Gael Etock. Um jovem camaronês de apenas 18 anos, que irá alinhar na equipa júnior. É um avançado de muito talento, diz-se na imprensa que foi disputado por alguns dos maiores colossos europeu, como o Chelsea. Poderá ser uma aposta em caso de necessidade e quem sabe não teremos uma boa surpresa.
Fica aqui um link com grandes golos desta promessa:
http://www.youtube.com/watch?v=szm4Fx450OU

Sem comentários:

Enviar um comentário