domingo, 11 de setembro de 2011

Explicação para 3 grandes penalidades em 10 minutos...

Duarte Gomes, árbitro de Futebol, deu uma entrevista ao site ‘Relvado‘ em que confessa ser adepto do Benfica. Nada que me surpreenda, mas o que me supreendeu foi o facto de um palhaço como ele ter coragem para confessar esse horrivel facto de ser do Benfica.

Aqui está a primeira parte da entrevista:

Relvado – Os árbitros raramente assumem o seu clube. Podemos saber
qual é o seu?

Duarte Gomes – Sim, sem problema nenhum. Comecei a arbitrar com 18 anos e não
tenho culpa nenhuma de nessa idade já ser um ser humano e ter as minhas opções
bem definidas a nível pessoal, profissional e desportivo. Sou adepto do Benfica.
Sempre fui… Nunca o neguei sempre que me foi solicitado o preenchimento de
questionários relacionados com arbitragem. Mas suspendi as minhas quotas de
sócio do Benfica a partir do momento em que passei a ser árbitro.

Enquanto adepto sou benfiquista, mas como árbitro sou só árbitro. O
Presidente da República é o presidente de todos os portugueses, mas é do PSD…
O Luís Filipe Vieira é um bom presidente do Benfica e foi um excelente
presidente do Alverca. O Simão Sabrosa jogou no Benfica de corpo e alma e fez
toda a sua formação no Sporting. Ou seja, o profissionalismo das pessoas não
pode colocar em causa as suas opções pessoais. Mas há muitas pessoas que o
árbitro, por ser de determinado clube, o vai beneficiar, ou pior ainda, o vai
prejudicar para mostrar que é sério.

Já fiz jogos do Benfica que o clube ganhou, empatou e perdeu. Já tive erros a
favor e contra claríssimos, isso faz parte do futebol. Quem não deve não
teme!

R- Na época passada, expulsou João Pereira, jogador do Sporting,
depois deste o ter insultado, como de resto é bem visível nas imagens
televisivas. Mas não fez o mesmo quando Belluschi, jogador do FC Porto, lhe deu uma “peitada” num encontro com o Sporting de Braga. Quer explicar porque tomou duas decisões diferentes?

DG – Em cada momento, o árbitro toma a decisão que entende que tem de tomar,
que é apropriada. Numa das situações, foi muito clara qual foi a linguagem
usada. E felizmente que as imagens televisivas o confirmam, senão era acusado se
ser persecutório. A televisão às vezes também ajuda os árbitros, sabe? Tenho de
definir a linha entre o que é um desabafo e a frustração do jogo e o que é
injúria direta, ofensiva e ordinária, o que aconteceu nesse caso. Quem se sinta
incomodado com essa decisão, lamento. Mas se voltar a acontecer uma situação do
género com qualquer outro atleta, tomarei medida igual.

Em relação ao Belluschi, reparei na televisão que fiz uma má gestão da
situação. É um caso claro de um erro… Mas no campo, a minha perspetiva é
diferente. Na altura, vou preparar-me para advertir um jogador, que não o
Belluschi, este coloca-se no meu caminho e tenho a certeza que fui eu que
provoquei o primeiro contacto. E ao fazê-lo, recebo um contacto do jogador. O
que eu penso é: ‘aguenta-te que tu é que foste à pancada’. Mas reconheço que a
imagem que aparece na televisão é diferente e que fiz uma análise
errada.

R – Há duas épocas, empurrou Ricardo Peres, treinador de guarda-redes
do Sporting, quando esta orientava os exercícios de aquecimento de Rui Patrício, antes de um jogo. O que se passou? Já voltou a cruzar-se com ele?

DG – Foi um momento de alguma intensidade emocional das duas partes, num
contexto em que o Sporting criava uma pressão enorme para cada érbitro que ia a
Alvalade. Felizmente já não o faz… Essa pressão era criada por dirigentes,
técnicos e adeptos. Havia ali a ideia que o Sporting era perseguido pelos
árbitros e isso era muito alimentado pelos media.

Houve um conjunto de coisas que foram ditas no momento do aquecimento dos
árbitros que não caíram bem e foi o que se viu… Hoje em dia não faria nada
daquilo. Mas sabe que os árbitros, tal como os jogadores e os treinadores,
também são homens e não estão livres de expressar as suas emoções, embora tenham
de saber geri-las. Neste caso, não soube gerir as minhas emoções, mas está
ultrapassado.

Fonte: http://relvado.aeiou.pt/diversos/duarte-gomes-sou-adepto-benfica-exclusivo-226986

2 comentários:

  1. "num contexto em que o Sporting criava uma pressão enorme para cada árbitro que ia a Alvalade. Felizmente já não o faz…"

    Vá lá que já não faz :P

    ResponderEliminar
  2. Devia pensar que o Jardel era do slb quando ele voou há uns anos...

    ResponderEliminar